top of page

Histórico

    Em 1993, devido ao término dos serviços da Construtora Xingó na Usina Hidrelétrica na cidade de Piranhas, a CHESF – Companhia Hidrelétrica do São Francisco viu-se impossibilitada de continuar mantendo a escola responsável pela Educação Infantil em Xingó. Abriu, então, licitação, convidando a escolas da região para concorrerem como arrendamento do prédio escolar, do qual era proprietária. No ano corrente a referida escola passa para mãos de terceiros. Dois anos depois, os funcionários da escola licitada entram em greve por motivos salariais, uniram-se com alguns pais e criam em 26 de dezembro do mesmo ano, uma Cooperativa Educacional.

     A COOPEX Cooperativa Educacional de Xingó é fruto da comunhão de ideias de profissionais competentes da educação, que se viram, um dia, desempregados, mas cheios de vontade de vencer e de disseminar seus ideais, aliados a pais de alunos que comungavam dos mesmos ideais, totalizando vinte fundadores. A COOPEX nasceu através de sua primeira escola, a “ Escola Convivendo” em Xingó/Piranhas/AL no dia 26 de dezembro de 1995, tendo como cooperados professores e pais de alunos. Todas as pessoas envolvidas vislumbravam implantar um ensino fundamentado nos valores de ajuda mútua, responsabilidade, democracia, igualdade, solidariedade e equidade, tendo como base os princípios éticos cooperativistas de honestidade, transparência, responsabilidade social e preocupação com o seu semelhante.


      A história da Escola Convivendo é marcada por lutas e conquistas desde sua fundação. E aqui estamos nós, com alguns integrantes ainda da fundação da Escola e outros que comungam com as ideias do Cooperativismo, fazendo uma educação diferenciada na cidade de Piranhas. Hoje, a Escola Convivendo é considerada uma das maiores e melhores da cidade, oferecendo uma educação de qualidade nas modalidades de Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio, formada por professores qualificados e de grande competência profissional.


      Na Escola Convivendo, desenvolvemos nossas atividades pautadas na visão de homem como ser integral, dando ênfase na relação afetiva e na competência técnica dos nossos profissionais, a fim de oferecer ensino de excelência à comunidade e propiciar condições para uma aprendizagem significativa, atualizada e eficaz, que prepare alunos competentes, éticos e com argumentação sólida.


      Os ideais e princípios cooperativistas estão bem presentes em todas as nossas ações, revelando o compromisso que a escola tem com o ser humano em desenvolvimento e reforça a nossa crença numa educação humanizadora.
 

bottom of page